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Como gerenciar os stakeholders da empresa

Os stakeholders são partes interessadas na empresa, sejam proprietários, funcionários, clientes, fornecedores ou credores. O objetivo do gerenciamento de stakeholders é identificar e avaliar as expectativas dessas partes, de modo a minimizar possíveis conflitos e maximizar o apoio das partes envolvidas à estratégia da empresa.

Para gerenciar adequadamente seus stakeholders, a empresa deve primeiro identificá-los. Isso pode ser feito por meio de uma avaliação de risco, que analisa as partes interessadas e as ameaças e oportunidades que elas representam para a empresa. Outra abordagem é analisar as cadeias de valor da empresa, que identificam os grupos de partes interessadas e os laços que eles mantêm com a empresa.

Uma vez identificados, os stakeholders devem ser avaliados. Essa avaliação deve levar em consideração as expectativas das partes, seus interesses e necessidades, e a influência que cada uma tem sobre a estratégia da empresa.

Após a avaliação, a empresa deve desenvolver estratégias para lidar com cada stakeholder. Essas estratégias devem ser adaptadas às particularidades de cada grupo de partes interessadas. Por exemplo, os funcionários devem ser tratados de forma diferente dos fornecedores, e os clientes devem ser tratados de forma diferente dos acionistas.

A conclusão do artigo sugere que a empresa deve utilizar uma abordagem proativa para gerenciar seus stakeholders, identificando-os e avaliando-os antes que eles se tornem um problema. A empresa deve desenvolver estratégias para lidar com cada stakeholder, de forma a maximizar o apoio dessas partes à estratégia da empresa.

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